sábado, 16 de maio de 2015

Financiar um imóvel agora é uma besteira muito grande?

Não só a Caixa, como o Banco do Brasil e os bancos privados aumentaram as restrições nos financiamentos de imóveis neste ano. Mas se por um lado a economia tem piorado as condições de crédito, por outro também tem levado as construtoras e proprietários a encontrar mais dificuldade para vender seus imóveis por causa da baixa demanda.

Por isso, especialistas dizem se o comprador conseguir um bom desconto na compra, o valor menor pode até compensar os juros mais alto no financiamento. Outra questão importante é que por mais que as condições de crédito não sejam as melhores, não há nenhuma expectativa de que isso mude, pelo menos no curto prazo. Segundo as projeções dos economistas, com dados do boletim Focus Banco Central, a taxa básica de juros deve terminar 2015 entre 13,5 e 13,75% ao ano. Só a partir de 2016 ela que pode cair, que deve acontecer mais para o meio do ano. Enquanto a Selic estiver em alta, os bancos também vão manter os juros do financiamento elevados, assim, se você precisar comprar um imóvel ainda este ano, esperar pode não adiantar.

Um consolo para quem precisa de qualquer jeito comprar um imóvel agora é a portabilidade de crédito. Por uma determinação do Banco Central os bancos são obrigados a deixarem os clientes mudarem o financiamento para outra instituição. Assim, mesmo que você contrate um financiamento agora com uma taxa de juros  de 10 a 11% ao ano, por exemplo, se a taxa Selic cair e os bancos começarem a baixar os juros, você pode migrar o seu financiamento para outro banco que tem uma taxa menor.

Fonte: Priscila Yazbek, Exame.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário